terça-feira, 31 de maio de 2011

Biscoito decorado de boneca de pano...

Este biscoito, se analisado pelo aspecto técnico, é de execução difícil. O biscoito mesmo tem 9,5 cm... imaginem quão fino tem que ser o traço de glacê para detalhar tanto! E não tem essa de riscar um molde antes; é  desenhado direto no biscoito mesmo, na coragem!
 Por outro lado, não tive nenhuma dificuldade em fazer o esboço no papel! Por que será?
Passei boa parte de minha vida cercada de bonecas de pano. Minha mãe tem paixão por elas e pelo menos a metade das bonecas que fez ainda estão com ela. O quarto que era meu, na casa dela, é um santuário de bonecas! Por um curto período ela "disponibilizou" algumas para comercialização na feira que participo aos sábados. Foi muito comovente ver uma criança especial se "grudar" na sua boneca escolhida, homem comprando boneca tipo "anjinho" para a sogra e mais umas tantas histórias curiosas e engraçadas.
O fato de ter conseguido facilmente um esboço foi esse convívio com as danadinhas.
Minha mãe, além de fazer bonecas, faz muitos outros trabalhos também. E no alto dos seus 73 anos é uma rata de internet!
Segue o link para a galeria de trabalhos dela no flickr. Quem já conhece o trabalho dela sabe que vale a pena dar uma espiada:
http://www.flickr.com/photos/38729207@N03/

Boa semana à todos!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Biscoito confeitado lembrancinha em rosa...

Dez entre dez meninas, se perguntadas acerca da cor que mais gostam, vão responder que adoram rosa!!! Pode até ter outra cor... mas esta será complementar. O rosa prevalece em tudo! Muitas vezes faço biscoitos no palito (como os da foto) para uma festa chamada de "festa da ursa" da Grazi-Decore e, adivinha a cor predominante? Rosa!!! Infelizmente ela não tem site nem blog. Aí peguei mesmo uma foto do Estúdio Fotográfico Líder só para mostrar como ficam esses biscoitos depois de arrumados. A foto é só de um detalhe da mesa da festa.

Esta outra do Estúdio Edson Beline também em detalhe de mesa.

Aqui vai a foto do biscoito antes de ser embalado e, claro, pela minha potente e profissional câmera, em close-up exclusivo para vocês.
Um doce início de semana a todos!

domingo, 29 de maio de 2011

Biscoito decorado com lacinho da Minnie...

Eu não tenho cortadores oficiais da Disney! Aí quando há um pedido nesse tema tenho que me virar com o que tenho. Detalhes ficam até bem interessantes. É o caso do laço que a Minnie tem na cabeça. Convenhamos, se vocês vissem esse biscoito embalado e arrematado com uma fitinha amarela, imediatamente iriam se lembrar da Minnie! Caracteres como rosto de Minnie, Mickey e tantos outros personagens do universo infantil são difíceis de fazer. Não adianta tentar copiar se não for com precisão matemática, coisa difícil para quem trabalha artesanalmente . Já ví biscoitos de Mickey que, se não assustaram as crianças, com certeza desanimaram os adultos. Ficam apenas os créditos de terem sido confecccionados artesanalmente e muitas vezes, mal! Para quem quer precisão, no caso de caracteres, a melhor opção são os decalques comestíveis. Confesso que no alto de meus 15 anos de confeiteira nunca usei decalques!!!! E honestamente, prefiro continuar assim! O grande desafio do trabalho artesanal é adequá-lo a necessidade de um cliente, sem perder a qualidade nem o foco do tema.
Bom restinho de domingo a todos!!!!

sábado, 28 de maio de 2011

Biscoitos decorados animais selvagens...

Vejo que nos dias de hoje já não há mais tantas crianças nas famílias. As ovós dos atuais e vindouros pimpolhos não tiveram mais do que 3 filhos. E ocorre que a quantidade de netos também não ultrapassa essa cifra.
E aí o que acontece? Quando vem uma criança nova no pedaço o alvoroço é geral. O bebê é ansiosamente aguardado por todos. Não tem mais essa de usar o berço e as roupas do bebê anterior... é tudo novo e temático! Com meu afilhado de coração não foi diferente! A decoração do quarto foi toda planejada e no tema de bichinhos...simpáticos animais selvagens! As lembrancinhas de nascimento foram feitas com base na estampa do papel de parede. Moldei cortadores personalizados para ser o mais fiel possível ao modelo.
Olhando para eles... parecem selvagens... muito selvagens! Hehehe!!!!!
Um bom sábado à todos!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Biscoitos confeitados para batizados...

O batizado é o primeiro grande evento social de um ser humano. Apesar do tiquinho de gente ainda não ter nem idéia do que se trata, o batismo é o primeiro sacramento das Igrejas Cristãs. Recebendo esse sacramento a criança nasce para a fé e a vida cristã. Os padrinhos geralmente são escolhidos por serem pessoas queridas da família. Ao aceitar o convite para batizar um bebê os padrinhos assumem, junto aos pais, a responsabilidade pela educação religiosa da criança... não é só dar presente, não! Pessoas muito religiosas batizam seus filhos logo, pois como o bebê nasce pagão, os pais temem por sua alma. Independente de crença, é um ritual bonito...!
Esses biscoitinhos foram uma amostra que acabou não virando realidade...que pena! A idéia era a de colocar esses modelos em bandejas ou caixinhas para os convidados. Eu acho essa idéia bem estilo "batizado". Os rostinhos dos bebês são muito fofos, as cruzes com detalhes bem delicados e os miudinhos na cor da chupeta do bebê dão aquele leve toque de cor. Confesso que este é um dos modelos que mais gostei de fazer. Espero um dia ter a oportunidade de vê-los enfeitando uma festa de batizado!!!!
 Um ótimo sábado à todos!!!!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Biscoito confeitado do Thomas...

Quem não tem um filho pequeno não faz nem idéia de quem seja o tal do Thomas! Os meninos de até 4 anos antes mesmo de dizer "não" e "é meu" já sabem dizer "Thomas". E mais, sabem exatamente o horário do desenho no Discovery Kids. Se o seu filhinho não conhece o Thomas, nem apresente! Para começar é uma paixão cara...muito cara. Quem se rende ao pedido do pimpolho e compra 1 das dezenas de itens da cidade do Thomas sabe quanto dói no bolso. Uma caixinha contendo...hummm... uma garagem de trens e mais uma rotatória de trilhos (tudo de plástico) sai em média 200 pilas! Quem não conhece a fama do trenzinho diz que 15 pilas foram muito bem pagos num camelódromo.
Para os que sublimam questões financeiras e encontram sua maior riqueza no sorriso do seu filho, segue este biscoito que já foi lembrança de aniversário do meu afilhado de coração. Este que está no palito segue o tutorial que postei aqui anteriormente.

Que todos andem nos trilhos... em direção do findi que se aproxima!

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Biscoitos de dia dos namorados...

Aqui no Brasil, o dia dos namorados é celebrado em 12 de junho. Um dia antes do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Basicamente esse evento é voltado apenas para casais enamorados. Começando pela Itália há muuuuito tempo e conquistando quase todos os países anglo-saxões, há a comemoração do Valentine´s day e, que ao longo do tempo, foi mudando um pouco o seu público.
Um pouco de história? São Valentim era bispo e contrariando as ordens do rei casou escondido e por conta deste "crime" foi preso e condenado a morte. A espera de sua execução, Valentim conheceu a filha cega de um carcereiro e curou a moça da escuridão. Até sua execução eles trocavam correspondências e na última que ele enviou assinou como "seu valentim" (que passou a ser algo como ...seu namorado). Ele foi executado em 14 de fevereiro de 269. Depois de virar santo e muitos séculos depois Valentim foi citado como o símbolo dos apaixonados e relacionado a várias outras celebrações que remetem a fecundidade.
Coisa de 1 século esta data foi adotada nos Estados Unidos e até hoje tem tanto significado quanto o Natal e Ação de Graças. Diferente daqui, os estadounidenses celebram o amor em toda as sua formas. São presenteados amigos, amigas, filhos, família..., enfim, todas as pessoas que tem laços afetivos com o 'presenteador". Acho isso muito legal. Adoraria poder dar um coração para minhas amigas do peito, aquelas pessoas especiais que deixam meus dias mais felizes...
Não posso mudar esse conceito... então, melhor é arrumar um namorado!!!!!
Beijos e abraços ou....XOXO

terça-feira, 24 de maio de 2011

Biscoito de milho... com glúten!

Estou fazendo orçamento de etiquetas e tags para os meus biscoitos. Mandei hoje para montagem da arte final os dados que serão necessários. E tem um que sempre me intriga: o glúten! Tem que ter aquela informação "contém glúten". Aí resolvi, de alegre mesmo, pesquisar um pouco acerca do glúten. Primeiro: é uma proteína! Isso mesmo, para quem não sabia, como eu, já sabe agora. É uma proteína! Agora, adivinhe em quantos alimentos básicos há essa proteína? Hein??? Quem chutou 5... acertou. São 5 os alimentos básicos que contém glúten: trigo, cevada, malte, aveia e centeio! Eu, particularmente, achei que são poucos, mesmo levando em conta todos os seus derivados. Sempre achei que celíacos deviam viver perto da inanição por conta do tal glúten. O grande problema da doença celíaca é que ela pode ser fatal, e em casos severos, por conta de um  "pozinho" de trigo que encostou ... numa tapioca! E é aí que entra a exigência desse ítem nas etiquetas dos alimentos. Uma "triscadinha" de um dos 5 ítens acima na composição de um alimento industrializado pode ter graves consequências à um celíaco. Só para constar, cerveja tem glúten, viu? Pode que a ressaca dos churrasquinhos regados a cerveja, seja outra coisa!
Voltando ao post de hoje! Milho não tem glúten! Mas meu biscoito tem! Então, deixo para sua apreciação... o milho com glúten!!!!!
Abraços a todos e um excelente "meio de semana"...

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Jardim Encantado da Adriana...

Tanto tempo confeitando biscoitos e este é meu primeiro "platter"! A foto não ficou boa... é que terminei esse trabalho aos 45 do segundo tempo! Geralmente esses trabalhos são apresentados em pratos rasos mas, a travessa que acabei usando tinha uma certa profundidade e aí tive que colocar alguns "escondidinhos" por baixo mesmo. Pode não parecer, mas tem 900 gramas de biscoitos neste arranjo! A pequena Adriana tem biscoitos para mais de mês!!!! O tema não teve muito planejamento e minha falta de experiência com esse tipo de arranjo fez com que eu não fugisse muito da minha zona de conforto... as flores!
Sempre tive receio desse tipo de trabalho. Agora que passei pelo batismo de fogo quero me dedicar à mais alguns projetos... Amigos e amigas, preparem-se. Daqui para frente, só biscoito de presente!

Boa semana a todos!

Sachet de defunto...

Quando se trabalha mais de 15 anos com biscoitos, sempre tem uma história boa para contar. Essa, do "sachet de defunto" considero uma das mais engraçadas pelo inusitado dos acontecimentos.
Desde que iniciei com os biscoitos, um dos meus primeiros clientes foi a IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil). Para um evento de fim de ano (não sei o ano...) um grupo de senhoras me encomendou lembrancinhas de Natal, um rostinho de Papai Noel pequeno para distribuir entre os convidados. Um senhor colocou o biscoitinho no bolso do paletó e provavelmente esqueceu de tirá-lo de lá e aí permaneceu por alguns anos. Um dia a esposa dele resolveu fazer uma "limpa" nos armários e acabou separando o tal paletó para doação. Bom, certas roupas doadas, principalmente paletós, são doadas para funerais de pessoas carentes. E, quando o tal do paletó foi designado para um, a senhora que separava a roupa encontrou o tal biscoito dentro do bolso, com forte cheiro de canela, e ai comentou - Olha só, esse paletó tem até sachet!
Se o biscoito foi junto com o defunto? Não sei. Mas certamente ele foi pro andar de cima com um agradável cheiro de canela!!!!
 Um excelente início de semana para todos!

domingo, 22 de maio de 2011

Mais biscoitos embalados...

Lembram das rosas rumorosas que postei recentemente? Agora embaladas ficaram bem legais. Normalmente uso uma fita branca para contornar a bandeja e, desta vez, decidi usar só as cores dos biscoitos... rosa e verde. Ficou até bem dramático.
Espero que gostem e bom domingo!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Biscoitos sexy...

Existe uma linha tênue entre o sexy e o vulgar. Por garantia, meu limite não passa muito do que tem na foto abaixo. Acho complicado oferecer biscoitos sexy... Já ví confeiteiras fazerem trabalhos com lingerie, mas também podem acabar ficando vulgares se não mostram elegância no confeito. Cores como pink, vermelho e preto, juntos, tem uma forte aparência sexy. Lembro de uma festa de 15 anos em que a aniversariante queria essas cores. Mesmo sendo uma confeitaria comportada, as cores remetem ao "sexy" e ficariam vulgares para uma menina desta idade! Ficou só no preto e branco mesmo e o pink virou rosa e só  nos pequenos detalhes.
Há quem faça, e na maioria das vezes a contragosto, biscoitos decorados com... hummm... "perseguidas e perseguidores", em um nível de detalhe assombroso!!! Mesmo estas confeiteiras tendem a não divulgar esses trabalhos. A vulgaridade pode comprometer toda a história da confeiteira, a ponto de ser conhecida como sendo esse seu "ponto forte".
Eu creio que a decoração de um biscoito sexy deve ser muito sutil. No biscoito abaixo fiz muitas formas de biscoitos confeitados com "pele de onça". Acrescentei coraçõezinhos para dar um ar de "comprometimento" e outros mais austeros, limitando assim meus biscoitos sexy à um nível mais subliminar.

Um bom início de fim de semana à todos!

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Biscoitos decorados de rosas... rosas rumorosas!

Lembram que escrevi aqui que tinha feito dois novos projetos semana passada? Então, este aqui é o segundo! Estas rosas são bem estilizadas.Tenho pesquisado muito acerca de desenhos de rosas. Esta aqui é bem estilo  "naif" (ingênuo) e até faz juz ao nome rosa ...a cor é rosa! Quero ainda me aprofundar mais nesse universo de estilos de rosas, tem muita coisa bacana que acho que é viável em um biscoito e que com certeza ainda vou postar muitas delas!
Munida da minha "Cybershot" sem muitos recursos... lá fui eu montar meu cenário (o mesmo do post anterior) e depois de quase 500MB de fotos, garimpei estas que divido com vocês!


Um bom fim de dia de quinta a todos!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

biscoitos de flores embalados...

No post anterior fiz um arranjo com uma coleção de flores, de muitas cores! Aí na hora de embalar resolvi fazer umas composições.
Nas primeiras coloquei um pouco de cada modelo, ficou bem colorido!



Aí resolvi fazer umas composições diferentes...
Espero que apreciem o resultado! Abraços!

terça-feira, 17 de maio de 2011

Bolachas decoradas de flores...

Semana passada dediquei meus coloridos glacês para as flores. Sei que não é primavera e o tempo agora é de corações... dia dos namorados chegando, né? As flores são minha segunda paixão, depois dos corações. Sei que existe uma infinidade de cortadores de biscoito com outras formas. Mas, fuçando minhas caixas sempre acabo botando o olho em cima de corações ou flores, esses devem ter um imâ de vista ;).Enrolando um pouquinho... vocês gostariam de comer um biscoito com formato e decoração de um camarão? Ou quem sabe uma fatia de pizza! Já vi uns tão perfeitos que com certeza, no camarão, eu ia querer espremer um limãzinho por cima e, na pizza, azeite de oliva! Biscoito tem que ter jeito de biscoito, temas que nos façam pensar em coisas doces. Flores e corações são perfeitos, não deixam dúvida...é um doce!


Dessa vez, mesmo munida de minha câmera "meia boca", resolvi montar um cenário para os biscoitos! O suporte é lindo e veio de herança da minha avó que já veio de herança de..., e agora vai para a xará, questão de dias. Tenho certeza que de todo o jogo de jantar, esta é a peça que ela mais vai gostar. Este suporte é um Koenigszelt muito antigo e bastante usado.
Eu particularmente acho podre de chique ter uma porcelana fina e usar, ainda mais quando tem marcas de muito uso, dá aquele charme... "uso sim, e daí?" Porque comprar um jogo Limoges em suadas prestações e deixar enfeitando a cristaleira para servir os convidados com Duralex...  é coisa de pobre!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Biscoito de corações respingados...

Dando uma olhadinha nesses biscoitos parece simples, simples...! Mas não é! Fazer respingos de glacê assim pequenos não é tarefa fácil. Todo tipo de "tralha" da minha cozinha mais uma escova de dentes (novinha, comprei no sábado;)) e trinchas e pincéis (de uso exclusivo da cozinha) foram usados na confecção desses biscoitos. Em cada cor foi usada uma maneira diferente de aplicação. No fim, a que se mostrou mais eficiente foi a que menos se destaca na foto, os corações rosa com respingos em vermelho. Vocês não tem idéia da lambança que deu...respingou glacê até pelo chão! Espero que apreciem o resultado.

domingo, 15 de maio de 2011

Biscoitos embalados...



Dos biscoitos decorados da semana passada, agora estou postando os mesmos devidamente embalados! O polipropileno (tipo de saco que embalo meus biscoitos) sempre dá um certo reflexo e impede ver com nitidez o conteúdo. Mas foi mais com o intuito de mostrar a embalagem toda enfeitadinha, pronta para a comercialização, que fiz este post!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Convite que combina com biscoito...

Recebi ontem o convite de aniversário da pimpolha, filha da xará. Já tinha visto o convite no blog dela...lindo! Agora, cá entre nós...em mãos é absolutamente mais lindo ainda. A textura dos papéis, a perfeição dos recortes e o carinho dos detalhes... me deixaram de queixo caído!
A minha câmera não é aquelas coisas, mas decidi fotografá-lo pois coincidentemente essa semana um dos biscoitos dos meus dois projetos tem tudo a ver com o convite. Aí fotografei o convite com tres biscoitinhos!
Espero que a xará goste!
E se você quiser conhecer os trabalhos dela, vá na imagem logo abaixo de parceiros... e se der preguiça de procurar, vá por aqui mesmo:
http://www.pequenaborboleta-bydkk.blogspot.com/

Biscoitos decorados com motivos cítricos...

Além de ficar fora do ar por quase 1 dia, o Blogger também "comeu" meu último post ;) Então, repostando!
Esses biscoitos foram meu segundo projeto da semana passada. Não saíram exatamente como eu queria. Quem trabalha com confeitaria sabe: a ordem dos fatores altera o produto! Ainda assim ficaram bem lindinhos depois de embalados. O que não me toquei foi que sábado passado era dia da feira para o dia das mães. E convenhamos, quem é que vai dar bolachinhas com esses motivos para sua mãezinha? Para chamá~la de azeda????
Uma hora dessas vou refazer esse design mas aí com outro tipo de massa de biscoito... imagino uma de açúcar com raspas de limão e laranja e também por um pouco de essência no glacê... hummm.
Espero que gostem!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Eu já fiz bolos!

Parte 1 - Bolos Infantis

Faz muito tempo que me aventurei na mais estressante atividade doce que eu conheço: fazer bolos! Tudo começou com minha coleção de revistas da Martha Balina e os programas vespertinos da Ana Maria Braga na Record... eram uma tentação. Uma amiga (que depois virou sócia na atividade) ficou me provocando para fazer um bolo para o aniversário da minha afilhada. Afinal, com as revistas e o que havia aprendido nos programas não podia ser algo tãããão difícil assim. Tanto fez que no fim acabamos as duas por quase 3 dias preparando um bolo. Ainda bem que foi na cozinha dela pois creio que levou semanas até conseguir limpar toda a lambança...
Eis o resultado, pré digital, claro!
Aí a gente se empolgou e resolveu aceitar pedidos. Fazer um bolo para dar de presente é uma coisa. Se der algo errado, dá prá consertar como der que tá tudo bem!!! Mas, quando a pessoa está pagando pelo serviço... a coisa é bem diferente. Nada pode dar errado. Tem que ter nervos de aço. E nada, como algumas lágrimas, suspiros de desespero regados à uma coca-cola "batizada" e alguns "nunca mais", nos impediram de seguir adiante... por mais um ano!
Abaixo seguem mais alguns exemplos do que fizemos na nossa curta empreitada na área de bolos.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Biscoitos decorados com joaninhas...

Esta última semana me dediquei a dois modelos de biscoitos. Este, com joaninhas é sempre prazeroso. É um pouco mais trabalhoso, mas o resultado final compensa aquele suspiro de cansaço! Não fiz uma quantidade muito grande e nem cheguei a embalar todos eles mas, mal durou até as 10:00hs da manhã de sábado no "Sábado Feira". Fiz três tipos de embalagens: bandeja média e pequena e saquinhos com 3 unidades. Creio que muitas mamães foram presenteadas com esses biscoitos...
A ver se faço mais alguns essa semana... eles são realmente uma graça!
Abraços e boa semana!
Hoje trabalhei a foto original no CorelDraw... nem mexi em cores, só na dimensão da imagem... posso jurar pra vocês que as cores são bem mais intensas!!!!

sábado, 7 de maio de 2011

Feliz dia das Mães!!!!!

Finalizando minhas postagens de corações dedico esses corações a todas as mamães que passam por aqui. São de biscoito sim! São duas cascas de biscoito, preenchidas com biscoitos bem miudinhos. Aproveitem o seu dia quiçá longe de panelas e do tanque...rs!
Abraço a todos!

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Corações com uma decoração singela...

Estava eu com alguns biscoitos assados sobrando e aí pensei: quem sabe algo bem simples? Depois de aplicar o fundo vermelho em alguns me veio a idéia: por que não aplicar flores? Nem parece que tem um coração debaixo da florzinha. Para completar, alguns corações com arabescos e, pronto, ficou um pacotinho lindo...(do pacotinho não tenho foto)!!!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Corações que parecem retalhos de poá...

Esses coraçõezinhos são uma graça. E o contorno em branco dá uma aparência de borda de crochet. As cores rosa com lilás tem sido as cores do momento! Dez entre dez clientes gostam dessa composição de cores... Originalmente eu queria ter colocado alguma confeitaria tipo rosinhas com folhas, para deixá-los bem no estilo "shabby chic"... mas são muito pequenos. Ainda estão nos meus planos mas, para serem beeem shabby vou ter que usar cores mais esmaecidas e, os biscoitos maiores. Ainda no clima...!

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Bouquet de corações...

Esta semana acho que vou ficar postando somente corações... aproveitando que o dia das Mães está chegando!   Ainda não consertei meu computador, então segue mais um bouquet fotografado pré câmera digital! Não tem a mesma qualidade :(...
Estes biscoitos foram assados já com o palito e a montagem do vaso não ficou lá muito "profissional", mas tem um bocado de biscoitos, com designs de confeitaria bem variados.