quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Anatomia de um biscoito - Parte 1

Ando em processo de repetição na produção dos meus biscoitos. Aí decidi escrever sobre algo que considero muito importante: o que compõe um biscoito!
Neste primeiro post vou escrever sobre uma especiaria. Talvez uma das mais difundidas na culinária de doces:
A CANELA

Quem é do sul ou de regiões mais frias agrega a canela em quase todos os doces. Os biscoitos a base de mel e de melado tem como nota predominante a canela para acentuar o sabor. Um dos grandes problemas é o uso exagerado dessa especiaria. Ela é a mais barata e portanto a mais usada. Há muitos doces, como bolos de frutas (banana e maça) que se você comer de olhos fechados, não vai distinguir o gosto da fruta. É o excessivo uso de canela. As receitas que encontramos em livros ou vasculhando a web, trazem sempre uma quantidade exagerada de canela. Isso ocorre por que no Brasil é muito raro encontrarmos a canela da India, de cor mais clara e sabor mais suave. Daí que as receitas são baseadas nesta qualidade de canela e não na canela comercializada aqui, chamada de canela da China que é escura, tem sabor forte e leve amargor. Fica uma dica, use 1/3 da medida nas suas receitas... seu paladar vai sentir a diferença!

Uma "cheirosa" quinta à todos!

domingo, 28 de agosto de 2011

Corações com muitas técnicas

Não é nenhum segredo que adoro experimentar coisas novas. Misturar técnicas é fascinante! Nestes corações eu utilizei muitas delas. O bom disso é que acabam no meu laboratório de testes, o Sábado Feira. É lá que posso ver com os "olhos" do público a aceitação dos meus trabalhos.
Espero que apreciem esses dois modelos. Ainda vão passar por mais alguns testes e modificações. A idéia é que agradem os olhos e o bolso do consumidor.



Bom início de semana à todos!

Resultado do sorteio

Finalmente chegou o grande dia!
Primeiramente, a lista das participantes:


1 - Ana Carolina T. Marcos
2 - Elaine Rodrigues
3 - Dayse M. Howe
4 - Katia Matos
5 - Malu Camargo
6 - Rosana Dias
7 - Claudia Obenaus
8 - Xanda
9 - Daniele Savio
10- Jane Ribeiro
11- Sabrina Ramos Climaco
12- Carlos Henrique
13- Lilian Paolini
14- Jéssica Rodrigues Menezes
15- Beatrix

E o resultado no Random.org

E a vencedora é: Elaine Rodrigues!
Parabéns a ganhadora. Ainda hoje estarei fazendo contato via e-mail.
Agradeço a todos os participantes e até o sorteio de Natal!


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Biscoito decorado de dinheiro

 Ohôiiiii.... quem quer dinheiro Lombardi?
Dinheiro é assunto que rende. Rende assunto, não dinheiro! Há quem torre dinheiro, há quem guarde dinheiro, há quem afirma que dinheiro não traz felicidade; já outros, que se não traz, ajuda. O fato é que o dinheiro está nas nossas vidas, como problema ou solução!
Esses biscoitos são dedicados à uma poupança muito especial... seu estômago!

 

O cortador do cifrão ($) foi importado. E naquela de converter polegadas para centímetros me iludi um pouco nas medidas. O cortador é grande, muito grande! Por isso não foi para a bandeja. Mas no final, no pacote ficou bem bacana.


Um rico início de semana à todos!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Biscoitos confeitados de cogumelo

Na sede de aprender novas técnicas e truques de confeitaria deixei algo muito valioso para trás. A tão tradicional confeitaria típica aqui dos biscoitos do sul. Foi com esse estilo que comecei a aprender a confeitar! Quem é daqui, ou que já esteve em visita ao sul, deve ter esbarrado em algum café ou confeitaria com esse estilo de decoração.  Fiquei bem feliz em voltar um pouco "às raízes", com um resgate, uma respeitosa gratidão aos meus primeiros passos.


Estes cogumelos foram confeitados sobre um biscoito de tamanho aproximado de uma moeda de 1 real. Segue abaixo uma imagem mais detalhada.


Bom final de semana à todos, com um leve toque "old fashion"!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Biscoitos confeitados e matizados

Faz já alguns meses que comprei um aerógrafo. O 'test drive' que fiz, coisa de 2 meses, foi um total desastre! É um equipamento que exige muita habilidade! Têm um único pino onde são reguladas a intensidade do ar e a quantidade de corante a ser expelido. Podem imaginar... vento e corante é receita para um desastre!
Como não sou de desistir fácil nem de jogar 'pila' fora fui para o segundo round!
Já sabendo que os biscoitos poderiam sair voando, aumentei a área de trabalho para realizar a pintura com mais distância do objeto. Também, com receio de manchar o resultado, optei pelo mesmo tom da pintura do biscoito... um pouco mais escuro. O resultado não 'saltou' aos olhos com grandes contrastes. Veja abaixo como ficaram as borboletas azuis!

Como gostei do resultado final, decidi ir um pouco além. Desta vez com uma cor contrastante. Por cima de um amarelo dourado claro pulverizei laranja! E assim nasceram esses girassóis matizados!

Bom! A essa altura estava com minha mão (a que segurava os biscoitos durante a aplicação) totalmente laranja! E como já havia conseguido certa habilidade em contornar, decidi então fazer folhas. A cor pulverizada era de um verde mais escuro e busquei contornar somente um lado.

Aprendi algo importante. Usar luvas! Precisei de muita água quente, sabão e escovinha para tirar as cores da mão (as cutículas ainda estão um pouco 'verdinhas').
O que fez valer todo o esforço, incluíndo derramamento de corante pelo chão, foi o resultado da composição  final. O matizado deixou o conjunto mais dramático e vibrante.
Breve irão para uma bandeja com mais alguns elementos... novo post!



Bom início de semana à todos!

sábado, 6 de agosto de 2011

Biscoitos redondos em duas cores

Coisa boa é cliente que deixa espaço para você criar! Passa a idéia do que quer e te deixa a vontade! Gosto disso.
Esses biscoitos foram criados para a Cesta Surpresa. A ideía era dar uma renovada no que eu já fazia, dando um efeito mais 'unissex' e mantendo uma confeitaria sem exagerar no açúcar e ainda assim sem perder a beleza nos detalhes. As cores escolhidas foram o azul jeans claro, o verde menta e o caramelo.
Abaixo segue a foto dos detalhes.



Na imagem dos pacotes embalados ainda falta a fita que fica por conta do cliente já que usa fitas personalizadas.

Mais uma imagem das embalagens mostrando que os biscoitos podem ser acondicionados dos dois lados!

Bom final de semana à todos!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cogumelos diferentes

Eu ainda não descobri o por quê das pintas rosa nesses cogumelos! Mas, cliente pede, cliente manda! Foram feitos sob medida (cortadores novos) para uma amiga blogueira, aniversariante, aqui do pedaço! Mas acabou dando tudo errado. A mudança de cidade, enxaqueca e o marido fazendo plantão no dia adiou os planos do café de aniversário. E com isso fica a pergunta... porque pintas rosa??????
Fica o mistério. E a foto!
Finalmente saindo da gripe e podendo mandar um abração a todos!