domingo, 4 de setembro de 2011

Anatomia de um biscoito - Parte 2

Continuando nas especiarias, hoje vou comentar acerca da segunda mais utilizada tanto em biscoitos de mel e de melado como também em diversos doces:
O CRAVO


O cravo da India, ou simplesmente cravo, já foi uma das especiarias mais valiosas coisa de 6 séculos atrás. Mas não para fins culinários e sim como anti-séptico, bactericida e anestésico. O óleo do cravo até hoje ainda é utilizado na odontologia. Quem é do tempo pré água fluoretada e já tratava seus dentes desde a primeira dentição, se fizer um esforço, vai se lembrar que saía do dentista com um gosto forte de cravo na boca!
Na culinária de biscoitos ele é utilizado em pó. No Brasil, sua cor é escura e representa a segunda nota forte na composição dos temperos de biscoitos de mel e melado. Devido ao uso excessivo de canela (clique aqui), o seu sabor muitas vezes não se acentua como deveria. Alguns biscoitos de mel (uma linha mais gourmet) apresentam no cravo sua nota mais forte.
Entre as especiarias mais utilizadas pode-se dizer que o cravo é de custo elevado.
O cravo inteiro é muito utilizado para acentuar o sabor de geleias e sobremesas. Já é introduzido no início do cozimento da fruta.
Está com mau hálito ou uma pequena infecção nas gengivas ou dentes? Coloque um cravinho na boca... além de refrescar ele também ajuda na assepsia.
Um "cheiroso" domingo à todos!

2 comentários:

Claudia disse...

Show de postagem....como sempre! uma boa semana para ti! bjs

Ro Dias disse...

Estou adorando essas postagens e guardando todas as informações.O cravo é de um aroma delicioso realmente!Bjks