domingo, 9 de outubro de 2011

Anatomia de um biscoito - Parte 5

Continuando "ainda" nas especiarias a minha eleita de hoje é uma das minhas favoritas:

CARDAMOMO



O cardamomo é uma das mais caras especiarias, perdendo somente para o açafrão e, de longe, para a baunilha. Seu sabor é tão peculiar que não é possível comparar seu sabor único. Ele é comercializado na forma em pó e também em sementes, que vem dentro de uma cápsula seca. Para entender essa peculiaridade só mesmo colocando uma sementinha na boca para entender... Eu o interpreto como uma mistura de frescor, fruta e produto de limpeza! Parece estranho, né? Se você nunca provou vai provavelmente detestá-lo num primeiro momento, assim, em natura.
Para biscoitos, como os que eu faço, ele é usado em pó e seu sabor é mais suave, tendo pouco destaque. Em biscoitos de mel (linha gourmet) os grãos são amassados e acrescentados a massa que geralmente fica descansando por alguns dias para agregar o seu sabor.
O melhor cardamomo é o "verde"(a cápsula que envolve as sementes é esverdeada) e suas sementes são verde escuras, quase negras. Há o de casca branca com as sementes negras porém pequenas, mas de sabor inferior dado que a diferença entre este e o verde é o beneficiamento pós colheita. Por ser uma especiaria cara é bom sempre pedir para abrir a cápsula (caso seja mais clara) e verificar se a semente não apresenta pontos brancos pois estes podem facilmente mofar e se tornam inadequados para uso.

Uma deliciosa maneira de introduzir seu paladar para uma experiência única com essa especiaria única:
Coloque numa panela 4 colheres cheias de açúcar, deixe caramelar e com cuidado despeje leite (não gelado) na proporção de 1 litro, deixando um pouco do leite para espessar o creme. Acrescente o conteúdo de sementes de duas a três cápsulas de cardamomo bem amassadas. Deixe em fogo baixo e vá mexendo até dissolver todo o açúcar. Prove se o açúcar está de seu gosto e caso queira coloque um pouco mais. No leite restante misture maisena na quantidade desejada caso queira um pudim ou um creme e despeje na panela. Cozinhe mais um pouco até alcançar a consistência desejada. Deixe esfriar e...manda ver!

Uma deliciosa semana à todos!

Um comentário:

Claudia disse...

Estou adorando tuas postagens...uma melhor que a outra. Parabéns!!! bjs e bom feriado