quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Anatomia de um biscoito - Parte 1

Ando em processo de repetição na produção dos meus biscoitos. Aí decidi escrever sobre algo que considero muito importante: o que compõe um biscoito!
Neste primeiro post vou escrever sobre uma especiaria. Talvez uma das mais difundidas na culinária de doces:
A CANELA

Quem é do sul ou de regiões mais frias agrega a canela em quase todos os doces. Os biscoitos a base de mel e de melado tem como nota predominante a canela para acentuar o sabor. Um dos grandes problemas é o uso exagerado dessa especiaria. Ela é a mais barata e portanto a mais usada. Há muitos doces, como bolos de frutas (banana e maça) que se você comer de olhos fechados, não vai distinguir o gosto da fruta. É o excessivo uso de canela. As receitas que encontramos em livros ou vasculhando a web, trazem sempre uma quantidade exagerada de canela. Isso ocorre por que no Brasil é muito raro encontrarmos a canela da India, de cor mais clara e sabor mais suave. Daí que as receitas são baseadas nesta qualidade de canela e não na canela comercializada aqui, chamada de canela da China que é escura, tem sabor forte e leve amargor. Fica uma dica, use 1/3 da medida nas suas receitas... seu paladar vai sentir a diferença!

Uma "cheirosa" quinta à todos!

2 comentários:

Ro Dias disse...

Nossa que aula!Adoro canela,mas confesso que não sei usa-la direito,acho que acontece exatamente o que vc falou.Tô adorando esse novo tópico de "Anatomia de um biscoito".Vou esperar pelos outros.Bjks

Claudia disse...

Deu até para sentir o aroma dos teus biscoitos maravilhosos...bjs