quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Anatomia de um biscoito - Parte 6

Continuando nas especiarias minha eleita de hoje, apesar de amplamente utilizada em basicamente toda a culinária é também uma droga narcótica!

NOZ MOSCADA



Se assustaram? A linha entre drogas lícitas e ilícitas é tênue. Assim como o café, nicotina, álcool a noz moscada é também uma droga, e, lícita. Todas as plantas seja na forma de folhas, caules, sementes ou flores tem qualidades medicinais e também tóxicas; o que separa o remédio do veneno é a dose! É claro que é necessário um "estômago de avestruz" para usufruir dos efeitos narcóticos... coisa de 3 sementes (vocês já devem ter visto o tamanho de cada, não?). A combinação de moléculas da noz moscada remete a do ecstasy e causa efeito similar, porém, acompanhado de uma série de desconfortos o que faz, para muitos, uma experiência única... mesmo! 
Voltando então ao seu uso culinário. Vocês já devem ter visto em programas de culinária a noz moscada sendo ralada na hora e em quantidades diminutas... duas a três passadas em ralador pequeno normalmente é a quantidade para um prato que serve 4 porções. É que o seu sabor é extremamente acentuado. Remete de imediato ao seu aroma, você sente isso no seu hálito. 
Como já mencionei, é utilizada em praticamente toda a culinária salgada ou doce. 
No caso de biscoitos, "perder a mão" na quantidade é perigoso... pode seu doce perder o sabor que você deseja acentuar. Em pó, essa especiaria perde um pouco de sua força mas, mesmo assim, prudência na hora de utilizá-la.
Para mim é mais fácil dosar essa especiaria uma vez que eu mesma preparo meu condimento já aumentado para 1 quilograma por vez.
Dentre as 7 especiarias que utilizo para meus doces de melado, mesmo em dose pequena, a noz moscada tem a segunda nota mais forte, empatando com o cravo!
Falei 7?... então ainda falta uma! Próximo post!
Excelente semana à todos!

Um comentário:

Ro Dias disse...

Andei sumida,mas estou aqui de volta.Perdi algumas postagens dos ingredientes dos biscoitos,mas estou resgatando tudo!Tudo continua lindo!
bjs.
bebelufalufa.blogspot.com