terça-feira, 24 de maio de 2011

Biscoito de milho... com glúten!

Estou fazendo orçamento de etiquetas e tags para os meus biscoitos. Mandei hoje para montagem da arte final os dados que serão necessários. E tem um que sempre me intriga: o glúten! Tem que ter aquela informação "contém glúten". Aí resolvi, de alegre mesmo, pesquisar um pouco acerca do glúten. Primeiro: é uma proteína! Isso mesmo, para quem não sabia, como eu, já sabe agora. É uma proteína! Agora, adivinhe em quantos alimentos básicos há essa proteína? Hein??? Quem chutou 5... acertou. São 5 os alimentos básicos que contém glúten: trigo, cevada, malte, aveia e centeio! Eu, particularmente, achei que são poucos, mesmo levando em conta todos os seus derivados. Sempre achei que celíacos deviam viver perto da inanição por conta do tal glúten. O grande problema da doença celíaca é que ela pode ser fatal, e em casos severos, por conta de um  "pozinho" de trigo que encostou ... numa tapioca! E é aí que entra a exigência desse ítem nas etiquetas dos alimentos. Uma "triscadinha" de um dos 5 ítens acima na composição de um alimento industrializado pode ter graves consequências à um celíaco. Só para constar, cerveja tem glúten, viu? Pode que a ressaca dos churrasquinhos regados a cerveja, seja outra coisa!
Voltando ao post de hoje! Milho não tem glúten! Mas meu biscoito tem! Então, deixo para sua apreciação... o milho com glúten!!!!!
Abraços a todos e um excelente "meio de semana"...

Nenhum comentário: